Brasil 1500-1503

1500.

Reinando em Portugal El-Rei D. Manoel, parte de Lisboa huma esquadrilha sob o commando de Pedro Alvares Cabral com destino á India, cujo caminho pelo Cabo Tormentorio ou de Boa-Esperança havia sido descoberto por Bartholomeo Dias e Vasco da Gama; porém obrigado a descambar para O. afim de desviar-se das cóstas, é acossado pelos ventos e impellido cada vez mais para este rumo. Entregue assim á mercê da Providencia, avista elle terras da America Meridional em 22 de Abril. (Muito divergem os Historiadores sobre o dia do descobrimento do Brasil; porém a opinião mais geralmente seguida, ao menos até certa época, foi a de Ozorio, Barros, e outros que assignalão a este acontecimento o dia 24 de Abril, fundados talvez na relação de um piloto que vinha nesta expedição e por isso testemunha ocular. Nós porém assignalamos o dia 22, fundados na carta que a D. Manoel escreveo Pedro Vaz de Caminha, que vinha na expedição como Escrivão da armada, testemunha ocular, e digna de todo o conceito; carta que se vê publicada pelo P. Ayres do Cazal na sua insigne--Corographia Brasilica,--e mais accuradamente nas--Noticias Ultramarinas Tom. 4.º Além disto temos em nosso apoio as autoridades mui valiosas do mesmo Cazal, de Varnaghen, de Fr. Francisco de S. Luiz no seu Indice Chronologico e de outros Escriptores. Accresce que os proprios Autores que opinão ter sido o dia 24, nos ministrão armas para nos confirmarmos nesta nossa opinião: porque o mencionado piloto assevera ter sido o descobrimento na Quarta feira do oitavario de Pascoa, que he exactamente o mesmo que diz Caminha na carta citada. Estando pois concordes huma e outra testemunha ocular no dia da semana, alguma se engana no dia do mez. E com effeito, tendo sido neste anno o dia de Pascoa em 19 de Abril (V. Taboa Chronologica da Arte de verificar as datas), Quarta feira do oitavario não podia ser senão 22, como com toda a razão diz Caminha, e não 24 como menos exactamente affirma o piloto referido).--Ao primeiro monte avistado dérão o nome de monte Pascoal e á terra Terra da Vera Cruz (que depois chamárão de Santa Cruz, e mais tarde Brasil).--Desembarca Pedro Alvares Cabral no lugar denominado mais tarde Porto seguro. No dia 1.º de Maio planta a Cruz com o padrão das Armas de Portugal em signal de solemne posse do paiz para a Corôa Portugueza. Depois de despachar para Lisboa o Capitão Gaspar de Lemos a dar parte a El-Rei da inesperada e felicissima descoberta, faz-se de véla para o Cabo de Boa-Esperança e India seu primeiro destino.
1501.

Ao mando de Gonçalo Coelho chega ao Brasil a primeira expedição Portugueza para explorar as costas das novas terras. (N'esta expedição, segundo alguns escriptores, veio tambem o celebre Americo Vespucio em serviço de Portugal. E outros, como seja Fr. Francisco de S. Luiz no seu Indice Chronologico, dão a entender que esta expedição foi commandada por Americo, o qual não só percorreo toda a costa do Brasil até o Prata, como chegou á Patagonia: porém, a darmos crédito ás cartas do próprio Americo, lá temos nas Noticias Ultramarinas, Tom. 2.º, a sua 1.ª carta, da qual se deprehende que não era elle o Capitão da expedição).
1503.

Segunda expedição é enviada ao Brasil ás ordens de Christovão Jacques. (Alguns Escriptores dizem ter sido ás ordens de Fernão de Noronha, primeiro Donatario da ilha do mesmo nome). Descobre elle a Bahia de Todos os Santos (segundo Fr. Francisco de S. Luiz na obra já citada, foi esta bahia descoberta por Americo Vespucio em huma segunda expedição que fez por mandado do Rei); e funda huma Colonia em Vera-Cruz. Depois desta expedição começa a ser levado á Europa o páo brasil, donde veio a denominação que ora tem o paiz. (Segundo alguns Escriptores, Christovão Jacques explorando as costas foi plantando padrões nos lugares mais apropriados; porém, segundo outros, cabe este feito a Martim Affonso de Sousa).


Leia também: 1500-1507

Comentarios

Entradas más populares de este blog

Donaciones